Uma das premissas em desconstruir Astrologia é também facilitar o fato de que muitas vezes só chegamos a resposta num caminho certinho, trilhado, onde o ouro tá lá no final do arco íris quando a gente sabe que só acontece quando chove. Em outras palavras: você quase sempre aprende depois de muito estudo e aquela pergunta ficou estagnada lá no passado.
Uma das perguntas mais frequentes quando você já sabe um pouquinho sobre mapa astral (e o de outra pessoa) é como mapas diferentes interagem. A famosa "sinastria". Existem, de fato, muitos métodos para analisar sinastria com enfoques diferentes. Como o mapa de tal pessoa afeta o da outra e mapa composto (que seria o mapa do relacionamento em si). (que você pode fazer aqui: http://www.astrotheme.com/astrological_composite_chart.php)
Voltando a primeira questão abordada: o que estou procurando num mapa composto? Posso descobrir o futuro de um relacionamento? Meu relacionamento tá fadado ao fracasso ou as estrelas se alinharam com o único propósito de unir nós dois?
A resposta básica da astrologia se aplica a todos os campos dela: não se pode prever o futuro mas podemos, talvez, ter uma boa noção do que temos em mãos. Melhor do que adivinhar o futuro é saber que temos todas as ferramentas para mudá-lo a nosso dispor e talvez nisso as estrelas deem uma ajudinha.
#1: Como as pessoas ao redor de nós percebem nosso relacionamento?
Da mesma forma como as pessoas percebem você: através do Ascendente. Porém aqui por se tratar de uma energia muito mais complexa (a de um relacionamento), elas vão ver isso através de como vocês agem um com o outro. Sabe aquele casal que é muito demonstrativo um com o outro, sempre demonstrando amor nas redes sociais, postando fotos e saindo juntos? Provavelmente é um casal com ASC em Leão.
#2: Ter ASC em signos mutáveis significa que não temos futuro a longo prazo?
Não mesmo! O Ascendente sempre vai ser como as pessoas veem, mas o que importa e é a natureza constante (ou inconstante) de vocês é representado pelo Sol. Tem Sol em Touro? Então existe uma boa chance de que a natureza do relacionamento seja bastante física e estável. Em geral, é um relacionamento que representa algo bastante confortável e agradável para os dois (que é a essência de Touro). Mapas compostos com uma grande variedade de signos fixos contribui para um relacionamento muito estável (ou muito intenso e com muita resistência), mas ter ASC em signo fixo não garante isso. Um mapa cheio de signos cardinais pode oferecer uma boa dose de iniciativa de ambas as partes e obstinação, como também pode resultar num relacionamento com questões mal resolvidas que... não se resolvem. Contrário ao que se pressupõe, signos mutáveis podem ser ótimos para um relacionamento; nós mudamos, tudo na vida muda, quão maravilhoso seria se mudássemos juntos e nossos desejos continuassem alinhados?
#3 Tá, mas eu quero saber mesmo é do amor entre nós dois
Aqui tudo é envolvido, diferente do mapa comum onde analisamos Marte e Vênus. Porém, é claro, Marte e Vênus também desempenham um grande papel aqui. Tem relacionamento aberto? Ótimo! Marte em Gêmos está ai pra isso! Amplia nossa capacidade de se abrir e aprender com novas oportunidades e ir atrás delas. Tédio jamais! Não tem relacionamento aberto? Não se desespere! Marte em signos mutáveis não significa infidelidade, mas sim uma energia dispersa (e como Marte é sexual...). É maravilhoso pra quem não quer tédio na vida sexual e tá ai, cheio de ideia na cabeça pra colocar em prática. A casa onde Marte e Vênus caem são essenciais para entender como o relacionamento funciona. Tem Vênus em Gêmos na 2? Então é provavelmente a troca intelectual, a abertura às ideias um do outro que oferecem a sensação de estabilidade e segurança que vocês sentem.
#4: Que problemas posso esperar?
Existem obstáculos, mas nem tudo é um problema. Todo relacionamento existe em função de um propósito maior e estamos aqui para aprender, às vezes as lições são um tanto mais complicadas que outras e às vezes com um bom preparo e dedicação quase não sentimos esses obstáculos. Em geral, aspectos menores e a casa onde se encontra Saturno (bem como o signo) nos dá uma boa noção de como essas dificuldades vão se manifestar. Saturno na casa 7 pode ser assustador num mapa composto: o que é uma dificuldade na casa dos relacionamentos num mapa de relacionamento? Bem, talvez aqui exista um problema em trabalhar em parceria; responsabilidades não são distribuídas igualmente e você se sente como se fosse responsável por todo o bem estar alheio (o que é injusto!). Mas da mesma forma que Saturno vem pra ensinar, também vem para aprender. Um Saturno na 7 em geral nos dá uma boa capacidade de desenvolver nossa individualidade dentro do relacionamento. O bom aqui seria deixar que nossas diferenças coexistissem e não fossem impostas.
#5: O que de BOM posso esperar? Chega de sofrimento...
As possibilidades estão espalhadas por todo o mapa! Mas talvez olhar a casa onde de encontra Júpiter te dê uma boa direção: tem Júpiter na casa 10? Seria uma boa se vocês se envolvessem em algum projeto que defendesse ou fosse em prol de algo que vocês dois acreditam. Assim até resolvia o problema do Saturno na casa 7 e trabalharia a parceria e o respeito entre vocês! Tá vendo só: nem tudo no mapa composto é só imagens de dor e sofrimento, as possibilidades estão ai. Os obstáculos andam lado a lado com a possibilidade de resolução e superação deles.
#6: E a pergunta mais importante: o que EU estou esperando?
A Astrologia nos oferece, como dito lá em cima, o benefício da dúvida: nada é determinado, nada segue uma linha reta e os astros estão sempre ai, se alinhando. O mapa em suma nos dá uma visão geral do que podemos esperar mas independente disso é bom colocar em mente que nem sempre precisamos aceitar toda oportunidade que nos é oferecida. Às vezes não estamos preparados para (e nem queremos) aqueles obstáculos que poderíamos ver facilmente sem um mapa e talvez nessa situações o universo nos ofereça uma mão amiga (e uma lupa) pra ver o que se encontra diante de nós. Se as possibilidades não se encaixam com a sua vontade nunca hesite em dizer não; as estrelas sempre se alinham novamente e o universo conspira a seu favor.
Tem perguntas mais específicas? Deixa aqui embaixo! Tentaremos responder tudo :)
