Apesar de as Casas Astrológicas serem uma das principais dúvidas a respeito do assunto eu sempre penso numa forma muito fácil de ilustrar o que elas representam: enquanto os signos presentes no nosso mapa são energias que constituem a nossa personalidade, as casas são onde essas mesmas energias se manifestam.

Dentre todos os lugares que já estivemos, existe sempre algum que você se identifique mais. Alguns exaltam muitas partes da sua personalidade: tanto aquele velho pier que te lembra um ex amor e acaba por cutucar seus sentimentos, quanto aquele beco abandonado no centro da cidade te revolta, mexe diretamente com suas ideias e valores. Há sempre algum lugar que simplesmente fala diretamente ao seu eu e você pode dizer com um conhecimento superior que se identifica e sente em casa.

Não se pode esperar que o pier provoque, numa mesma pessoa, a mesma reação que o beco abandonado pois sabemos que são esferas diferente de sua vida. Não podemos esperar que um tão racional Aquariano mantenha sua postura sempre distante se esse possui lua em Peixes. Se ele possuir Sol na casa 4 então pode esperar ainda menos indiferença, principalmente no que diz respeito a sua família.

Nós então sofremos três influências: da casa, do planeta e do signo. O que faria esse mesmo aquariano dizer: "Eu sou Aquariano e as partes da minha personalidade que mais me identifico como fraternidade, compreensão e pensamento progressista vem da minha família e essas qualidades são mais evidentes quando estou em um ambiente familiar" 


Para facilitar a compreensão vamos ilustrar as outras casas:

A primeira casa: Auto-Imagem
Seu regente natural é Áries e seu regente planetário natural é Marte.
A imagem que projetamos para os outros, a primeira impressão que nós fazemos, como podemos começar as coisas, nossos mecanismos de defesa, nossa relação com o ambiente imediato, nossa perspectiva geral sobre a vida e nossa aparência física.

A segunda casa: Auto-estima e dinheiro
Seu regente natural é Touro e seu regente planetário natural é Vênus.
Dinheiro e finanças pessoais, auto-estima, valores e bens pessoais.


A terceira casa: Comunicação
Seu regente natural é Gêmeos e seu regente planetário natural é Mercúrio.
A mente, comunicação, interações em nosso ambiente imediato, irmãos e infância, vizinhos, pensamentos, viagens curtas, escrita e fala, como formulamos nossos pensamentos, habilidades de linguagem, mídia e comunicações.

A Quarta casa: Família, casa, raízes e segurança
A cúspide da quarta casa é um ângulo especial chamado de IC (Immum Coeli). Seu regente natural é  Câncer e seu governante planetário natural é a Lua.Nossos fundamentos psicológicos e raízes, família, vida doméstica, comportamento instintivo, a mãe ou o mais "maternal" (pai/cuidador), ancestrais, nossa conexão com o nosso passado, nosso senso de segurança, imóveis.

A Quinta casa: Auto-expressão, a criatividade, prazer e romance.
Seu regente natural é Leão e seu regente planetário natural é o Sol.
Auto-expressão criativa, prazer e entretenimento, todas as formas de "reproduzir", especulação e jogos, passatempos, atitude para romance, relacionamentos românticos, amantes em oposição a parceiros, atitude em relação a que tem a diversão, drama e vestimentas.

A Sexta Casa: Trabalho e Saúde
Seu regente natural é Virgem e seu regente planetário natural é Mercúrio.
Trabalho e emprego (por oposição a carreira), técnicas e métodos, vida diária, ordem, auto-aperfeiçoamento, saúde, nutrição, atitude em relação à comida, serviço, atitude para serviço e colegas de trabalho, utilidade, animais de estimação, atitude em relação à rotina e organização, como podemos refinar e aperfeiçoar a nós mesmos, aptidões.

A Sétima casa: Parceria e Casamento
A cúspide da sétima casa é um ângulo especial chamado o Descendente (DSC).
Seu regente natural é Libra e seu regente planetário natural é Vênus.
Companheirismo, o alter ego, parcerias, um-a-um, o casamento, o primeiro casamento, o companheiro, parcerias de negócios, concorrentes, o nosso "eu sombra", advogados, mediadores, orientadores, contratos.

A Oitava casa: Transformação e Sexualidade
Seu regente natural é Escorpião e seu regente planetário natural é Plutão.
Transformação e crise, nossa atitude com crise e mudança, sexualidade, sexo, morte e renascimento, crescimento pessoal e transformação, regeneração, os recursos do nosso parceiro, vícios, psicologia, o dinheiro dos outros, impostos, divórcio/pensão alimentícia, herança.

A Nona casa: Sistemas de Crenças e Vida Acadêmica
Seu regente natural é Sagitário e seu regente planetário natural é Júpiter.
Nosso sistema de crença pessoal, nosso desejo de aventura, exploração, crenças religiosas e filosofia pessoal, ensino superior, viagens de longa distância, a moral, línguas e culturas estrangeiras, verdades pessoais, publicações, comércio.

A Décima casa: Carreira/Profissão, Responsabilidade, Reputação, e Constância.
A cúspide da décima casa é um ângulo especial chamado o Meio do Céu (MC).
Seu regente natural é Capricórnio e seu regente planetário natural é Saturno.
Carreira e profissão, contribuição para a sociedade, posição na sociedade, posição social, reputação, sucesso material e posição, como nós mostramos nossa identidade para nós mesmos, realização, figuras de autoridade, figuras paternas, o pai ou a maioria "paternal" (pai/cuidador), patrões, governos, atitude em relação à responsabilidade, atitude para cumprir a lei, o desejo de conquista.

A Décima Primeira casa: Aspirações, metas pessoais e grupos
Seu regente natural é Aquário e seu regente planetário natural é Urano.
Conhecidos e amigos, grupos, organizações, esperanças, desejos, aspirações, objetivos pessoais, nosso senso de nosso verdadeiro propósito interior, nosso senso de grupo, humanidade.

A Décima Segunda casa: Crescimento espiritual, regressão, privacidade e segredos
Seu regente natural é Peixes e seu regente planetário natural é Netuno.
Aquilo que está oculto ou abaixo da superfície, karma, a auto-destruição, o crescimento da alma, pontos fortes e fracos ocultos escondidos, sonhos, vida privada, itens perdidos, hospitais e prisões, estudos espirituais.


Tem alguma dúvida ainda não respondida a respeito das casas? Comenta aqui que a gente responde :)


Deixe um comentário

Comenta aí, miga!