O surgimento do feminismo pode ser datado de diversas formas, cada cultura apresenta uma história diferente de opressão, por isso cada movimento feminista tem sua própria data de surgimento.

No Brasil - deixando de lado a história que beneficia a elite - podemos apontar Aqualtune como possível mãe do movimento feminista. 
"Aqualtune, avó materna de Zumbi dos Palmares seria uma princesa africana, filha do rei do Congo. Aqualtune liderou, em 1665, uma força de dez mil homens na Batalha de Mbwila, entre o Reino do Congo e Portugal, e foi capturada com a derrota congolesa. A princesa Aqualtune comandou exército de 10 mil homens para combater a invasão de seu reino, no Congo. Derrotada, foi aprisionada e trazida para o Brasil, vendida como escrava reprodutora. Ao ficar grávida, foi vendida para o engenho de Porto Calvo, onde tomou conhecimento de Palmares (também conhecido como Angola JangaNos últimos meses de gravidez organizou uma fuga para Palmares, onde liderou um dos mocambos que recebeu seu nome. Ela teria dado a luz à Ganga Zumba e Gana, que se tornaram chefes de dois dos mais importantes mocambos de Palmares. Posteriormente teria dado a luz a Sabina, que seria a mãe de Zumbi, o grande líder dos Palmares."
Ser feminista é, no caso de Aqualtune, uma revolução em prol de seu povo. Ela nunca nem se quer citou algo sobre o feminismo, mas representa para as mulheres brasileiras o surgimento da necessidade de revolução.

O termo feminismo, por sua vez, apareceu pelas primeiras vezes na França em 1872, desde essa época era considerado um termo ~perigoso~, ameaçador aos homens.
De fato, o movimento feminista desde seu surgimento, até os dias de hoje, representa uma grande ameaça aos homens. Ao menos é assim que a maioria deles pensa.

Mas, o que É SER feminista, afinal?
Não existe carteirinha de feminista, não somos um clube. Ser feminista é única e exclusivamente a compreensão de que todos devemos ter os mesmos direitos.

Recentemente podemos perceber diversos homens dando apoio a causa feminista e tentando encontrar espaço dentro do movimento. Como consequência disso, uma das perguntas mais frequentes é se eles também ~podem~ ser feministas:

Homens podem e devem apoiar o feminismo, já disse isso aqui. Mas existem algumas coisas que devem ser deixadas bem claras a você, homem.

1) Você não merece qualquer tipo de prêmio
Como dito anteriormente, dizer-se feminista é basicamente dizer-se a favor de direitos iguais entre homens e mulheres (Obviamente existem muitas outras coisas envolvidas, mas isso é assunto para outra conversa). Por isso, quando você se diz feminista, para nós mulheres isso só significa que você nos enxerga como semelhantes. 
Você não vai ganhar uma medalha ou um troféu, muito menos "Parabéns", afinal, você deve entender que nos tratar como gente não deveria ser nada fora do normal, apoiar a igualdade de gêneros não é nada além da sua obrigação.

2) Você nunca deverá tomar frente de mulheres
Sei que você deve estar super feliz em se descobrir pró-feminismo, mas isso não quer dizer que você merece sentar na janelinha. Você não sabe mais do que qualquer mulher. Mesmo que pesquise, mesmo que leia mil blogs/livros, você NUNCA vai saber mais que qualquer mulher que nunca tenha nem ouvido falar sobre feminismo, por um único motivo: Você não tem vivência.

3) E por último, mas não menos importante: Não adianta sair falando por aí que é feminista se suas ações provam o contrário
É muito fácil ser "feminista" observando sua mãe lavar a roupa, limpar a casa, lavar a louça, fazer a comida e achar tudo muito normal.
É muito fácil ser "feminista" e apelidar uma mulher conhecida de "vagabunda."
É muito fácil ser "feminista" e silenciar mulheres pois "VOCÊ SABE MAIS DO QUE ELAS."

Particularmente, acredito que o apoio ao feminismo é muito bem-vindo, de todas as formas, de todas as pessoas.
Mas devemos deixar bem claro que como apoiador, você não tem o direito de criticar um movimento que não lhe pertence, apesar de todo o esclarecimento que você possa ter, só as mulheres é que tem propriedade para defender ou mesmo criticar o assunto. Muitas vezes homens utilizam-se de discursos equivocados por falta de compreensão e é isso o que queremos evitar. Além, é claro, de todos os exemplos que já vivenciamos em que homens nos agridem por considerarem-se mais conhecedores do assunto.

Por isso, vejam vocês, é muito difícil de acreditar em alguém que se diz apoiador do feminismo e que em espaços feministas tenta demonstrar superioridade.
Como já disse outras vezes:
Se você tenta tomar o protagonismo da luta feminina pra si por considerar-se melhor que mulheres, como pode defender a igualdade? 


Deixe um comentário

Comenta aí, miga!