Quando a Carol (♥) falou sobre a possibilidade de escrever sobre astrologia num blog feminista eu achei fantástico: primeiro porque alia dois assuntos em pauta atualmente e que eu amo. Segundo, porque o público majoritário da astrologia ainda é o público feminino. E terceiro, porque seria o lugar perfeito para desmitificar e desconstruir algo tão ainda mal compreendido para pessoas que já tentam desconstruir e desmitificar algo também mal compreendido. São pensamentos alinhados.
Um dos grandes equívocos hoje ainda é o Feminino, e não só de sexo, mas em sua energia singular. O Feminino na astrologia está para a Anima na psicologia, que em breve resumo é a alma, o feminino inconsciente presente em homens e mulheres e que possui algumas características notáveis como ternura, paciência, consideração, profundidade emocional, empatia e intuição. Essas características na astrologia são facilmente associáveis (e com razão!) aos signos de água (Câncer, Peixes e Escorpião). O que bastante gente não reconhece é a qualidade feminina nos signos também femininos Touro, Virgem e Capricórnio que são tão associados a imagem masculina (!)
A Feminilidade Taurina
A forma mais fácil de ilustrar o feminino em Touro e como essa energia se manifesta é lembrar sempre de como sua qualidade fixa de Terra funciona. A energia taurina é o que nos põe no chão e nos liga às nossas raízes, é paciente e persistente. É também regido por Vênus e é totalmente em contato com seus sentidos. Sabe aquela pessoa que te faz se sentir em casa, com 5 minutinhos de conversa? Que te tira da nebulosidade dos problemas e te faz viver o momento, apreciar o que é simples? Com certeza tem energia taurina ai! E não se poderia esperar menos de um dos signos mais magnéticos do zodíaco, pois é exatamente assim que essa energia se manifesta: atraindo para experienciar através dos sentidos tudo envolvido naquele momento.
A Feminilidade Canceriana
É a mãe do zodíaco, é regida pela Lua e cardinal. Inicia vínculos e os mantem. De certa forma nos lembra a energia taurina: a energia de pertença, de cuidado, de vínculo. Câncer é a Mãe, sua energia cuida, é terna, é uma sensação totalmente subjetiva mas presente de estar no seio de algo. Uma das maiores imagens que temos é a da Mãe e em câncer essa energia é incorporada e passada para o outro através do vínculo: é iniciador, causador de emoções. Mas como a energia feminina também é retraída, retém bastante sentimento. Sente genuinamente as dores de pessoas próximas.
A Feminilidade Virginiana
É complexa mas notável: todos os signos de terra possuem uma feminilidade telúrica, é quase impossível não notar depois de alguns estudos. Em Touro a feminilidade por ser fixa é mais natural, estão acostumados. A beleza é natural, é uma beleza de "nasci assim, eu cresci assim e vou ser sempre assim". Já em Virgem quase todas energias se mantem (mesmo sendo um signo mutável) pela característica perfeccionista e a tendência de fazer as coisas do "jeito certo". Dessa forma tanto a beleza intangível como os valores femininos aqui são muito rígidos e sólidos. A impressão de que se passa é que esses valores são quase imutáveis, de tão rígido que foi o caminho até eles. Porém aliados a uma profunda capacidade de análise e de empatia, esses conceitos podem ser mudados.
A Feminilidade Escorpiana
Essa é uma das minhas favoritas de desconstruir porque Escorpião é um dos signos mais mal interpretados da astrologia (coitados!). Erroneamente associada exclusivamente ao masculino, Escorpião possui uma energia extremamente complexa (é feminina, mas regida por Marte e Plutão) é mista e... haja intensidade! Aqui somos expostos ao contato com nossa intuição e profundidade emocional. Não esqueçamos que na condição de paradoxalmente regido por Marte também é uma energia profundamente sexual. E por ser fixa, extremamente magnética.
Uma das ideias centrais da Anima é seu potencial transformador, pois é o "sopro da vida". Escorpião nos coloca em contato com energia puramente anímicas, uma vez que é regido principalmente por Plutão. É claro que quando se tem um misto de energias tão poderosas assim também é exigido um grande esforço a ser empenhado (e que é totalmente recompensador)
A Feminilidade Capricorniana
Talvez a mais incompreendida. A seriedade Saturniana que Capricórnio carrega muitas vezes mascara um lado feminino tão protetor que Capricórnio possui. Quem possui ou conhece alguém com Vênus em Capricórnio (que é o planeta que aflora nossa feminilidade) sabe o quanto esse signo pode ser dedicado e cuidador. A feminilidade capricorniana é persistente, mantém e mantém por muito tempo! Quer valores atemporais e como signo Saturniano que é, é extremamente consciente e responsável com os outros, tem profunda consideração e sabe o que pode ser feito. É uma empatia totalmente pragmática e talvez por isso tão incompreendida.
A Feminilidade Pisciana
Peixes é onde tudo flui, é o último estágio. É totalmente em contato com as características anteriores por experienciar tão de perto todas elas. Aqui a empatia é elevada ao máximo. Sente tudo e de todos. A energia pisciana é também muito complexa. É fluída. Mas é extremamente generosa: dá sem esperar nada em troca. Existe uma grande tendência a considerar essa energia complicada, colocando a fragilidade e sensibilidade de Peixes totalmente refém de suas emoções. Mas sabemos que não funciona assim com nenhuma energia do zodíaco, Peixes é potencialmente tão vítima quanto é salvador: tudo está nas mãos do desenvolvimento pessoal. É compreensiva e altruísta. É a Mãe de Todos Nós mas é também a filha.
Todas as energias em nós, por mais complicado que seja de compreender às vezes, existe em prol da harmonia. Às vezes temos energias mais complexas a harmonizar porém sendo entendidas como um todo conseguimos ver seu significado. Energias são espectrais: não são boas e nem ruins, podem variar drasticamente e tudo depende de nós.
Existem mulheres que estão mais em contato com o Masculino que com o Feminino, isso é totalmente possível. Como existem mulheres que podem estar em contato demais com o Feminino e acabam por negligenciar o Masculino, que é necessário para a harmonia. O importante é (de acordo com a Astrologia) encontrar um equilíbrio entre os dois e deixar que o já temos por natureza flua naturalmente :)
Existem mulheres que estão mais em contato com o Masculino que com o Feminino, isso é totalmente possível. Como existem mulheres que podem estar em contato demais com o Feminino e acabam por negligenciar o Masculino, que é necessário para a harmonia. O importante é (de acordo com a Astrologia) encontrar um equilíbrio entre os dois e deixar que o já temos por natureza flua naturalmente :)