Como já contei aqui, estou cursando meu primeiro ano em Jornalismo. Quando eu procurava saber sobre o assunto, em blogs, vídeos e etc, nunca encontrava muito a respeito do curso (como se Jornal não fosse uma das áreas mais saturadas) por isso me comprometi a falar sobre como anda sendo a faculdade.
Nesse primeiro semestre eu só tive 5 aulas: Comunicação e Expressão, Informática em Comunicação Social, Realidade Socioeconômica e Política Brasileira, Ética e Legislação e Introdução ao Jornalismo.
Como vocês puderam perceber, só uma, das 5 disciplinas é específica, por isso ainda não tive muito contato com a realidade do curso, até agora foi tudo muito introdutório.
Nas aulas de Comunicação e Expressão, como o próprio nome já diz, fomos estimulados e influenciados a nos comunicarmos, afinal, a oralidade parece ser muito importante ao jornalista (para a minha tristeza).
Eu adoro falar, adoro me expressar, sou tagarela, falo pelos cotovelos, não paro um minuto, talvez por isso tenha me interessado pela ~Comunicação Social~, mas... quando tudo isso têm de ser feito em público para pessoas desconhecidas, eu travo. Por esses e outros motivos essa foi a matéria que mais me apavorou, apesar disso fizemos apresentações individuais e em grupo e talvez eu tenha perdido um pouco a vergonha. (
Já as aulas de Informática em Comunicação foram de conteúdo prático, aprendemos funções do Adobe Photoshop e do Adobe InDesign, adorei aprender ambos e tô tentando aplicar tudinho aqui no blog, apesar de estar sendo bem difícil.
Todo mundo que me conhece sabe a minha matéria favorita da faculdade: Política. A aula de "Política" (
Ética e Legislação foi complicado, decorar não é comigo, decorar leis então, imagine só! Sofri um bocado, mas não foi de todo ruim... Conheci uma amiga incrível graças a essa aula ♥ (hahaha)
E, por último, mas de fato, não menos importante, a disciplina de Introdução ao Jornalismo, aplicada pela professora Giselle, ótima jornalista e uma professora maravilhosa! Foi a possibilidade de um primeiro contato com a profissão, visitamos o Jornal da Cidade, aprendemos os critérios de noticiabilidade, as estruturas das noticias... Enfim, tanta coisa que nem me lembro mais (Aluna exemplar, heh)
Se tem uma coisa que eu posso dizer pra quem está pensando em fazer Jornalismo é: Pense! Leia! Atente-se!
O curso com certeza não é pra qualquer um, não por ser difícil (muito pelo contrário)mas por ser pra quem realmente gosta.
Até agora não pude absorver muito, mas do que enxerguei, só percebo que devo continuar.
Espero que tenham gostado, qualquer dúvida sobre o curso ou qualquer outra informação pode ser esclarecidas nos comentários ou pelo e-mail!
Um beijo.
Oi Caroline, descobri o blog de vcs hoje por uma pesquisa e curti o conteúdo. Decidi comentar aqui porque também sou estudante de Jornalismo. Qual sua universidade? Achei interessante e diferente as disciplinas, estudo na UFMG. Acho o curso um amor, que só vai crescendo a cada semestre. Estou no sexto. Espero que vc tbm continue amando muito. Aqui o curso é de Comunicação, e a gente escolhe Jornalismo ou RP, sou do grupo de Jornalismo, mas acho muito importante o curso ser de comunicação.
ResponderExcluirLendo os posts por aqui, até senti saudade do blog que já tive, de escrever.
Um abraço. até ...
Devo dizer que adorei o nome, já estou começando o TCC e vou fazer junto com duas amigas lindas uma revista online sobre Empoderamento feminino. =)
ExcluirAproveito e deixo nossa pesquisa de opinião se vc e as outras meninas quiserem responder.
https://pt.surveymonkey.com/r/LQDLGZ2
Olá Helena, muito obrigada pelo carinho, fico feliz em saber que gostou do nosso blog ♥
ExcluirEu curso Jornalismo na USC, aqui de Bauru!
Espero continuar gostando do curso também.
Estou respondendo o formulário que você enviou, espero que dê super certo e que não fique só no TCC, uma revista nesse formato seria muito importante!
Me adicione no facebook e se quiser, pode matar a saudade escrevendo com a gente ;) Beijos!