- O que vc faz na faculdade?
- Filosofia
- Então você não estuda né?
Em uma pesquisa rápida no Google se “descobre” o que estudamos
no curso de filosofia:
“Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência,
ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à línguag...”
Blá blá blá, mimimi... Que isso?
Embora o
senso comum, e meus parentes achem que eu chego na faculdade, sento em roda
debaixo de uma árvore, acendo um baseado, ligo um reggae e a gente começa a
bater papo sobre “Ser ou não ser, eis a questão” NÃO, definitivamente, não é
isso que fazemos na graduação de filosofia.
Outro engano é achar
que eu vou virar filosofa. Quem me dera, tem que ser muito gênio pra fazer um
tratado filosofico L (Lamento por já ter partido o coração de inúmeros aspirantes a calouro
de filosofia e se eu parti o seu agora, sorry, please.)
Mas a verdade na qual
eu perco horas explicando pros parentes e teimando com os amigos
é que no meu curso eu estudo SIM, e muito!
Então vou parar de
desabafar aqui e explicar como funciona uma graduação de filosofia.
Primeiro se tem duas
opções: bacharelado e licenciatura.
Mas eu fui avisada
por antigos professores e até mesmo na graduação que, no nosso país, o mercado
de trabalho para bacharéis não é muito vasto. Para uma carreira mais estável o
aconselhável é virar professor (licenciado). Claro, não se sinta obrigado a dar
aula, se vc quer cursar filosofia, mas não passa na sua cabeça ser professor,
fique a vontade. Essa foi só uma dica que recebi e ainda to pensando no
assunto.
Segundo, por que não
vou me formar filosofa?
Bem pessoal, na
historia da filosofia eu desconheço um filosofo que tenha feito um curso pra
ser filosofo, simplesmente porque o que te dá o titulo de filosofo são os
trabalhos que você escreve.
Na faculdade o que
aprendemos é a interpretar o pensamento dos filósofos, entender o que eles
falam. Basicamente pegamos uma publicação de Kant, por exemplo, e estudamos a
fundo seus ideais. Claro que nós contrapomos opiniões (nossas e de outros filósofos)
porque isso enriquece o estudo, mas nada de divagar coisas da vida
embaixo de uma árvore, ok?
No geral é um curso
bem legal (eu sou suspeita pra falar) porque buscamos entender questões da
natureza humana, da ética, da razão, a nossa
mente, o amor, a existência e etc. É um curso para acalmar as inquietações da alma, acalmar aquelas
perguntas que ninguém sabe responder. Isso tudo baseado em pesadores de todas
as épocas, desde os (muuuuuuito) antigos até os nossos contemporâneos que ainda
estão publicando coisas.
É o curso mais
xuxuzinho,amor, purolove, fofo... ops, parei!
Quem quiser saber mais sobre o curso fique a vontade pra perguntar, pretendo trazer mais filosofia pra cá, então to aceitando sugestões!
Um beijão <3
